sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O REINO DOS ANIMAIS!

O REINO DOS ANIMAIS!

Fui à rua espreitar
O pardalinho a cantar
Lá no beiral do telhado.
Qual não foi o meu espanto
Que numa telha a uma canto
Tinha um ninho enfeitado!

Mais pardalitos existiam
E migalhinhas comiam
Daquele pão lá de casa.
Depois quando eu lhes mexi
Chilrearam, eu ouvi
E bateram, a sua asa!

E no canteiro das flores
Um grilo de linda cores
Entoava a sua canção.
Lentamente me aproximei
E com jeitinho o agarrei
Colocando-o na minha mão.

E o burro do vizinho
Vinha devagarinho
A erva do prado comer.
E quando ele zurrava
Um miminho eu lhe dava
Cenouras…pró entreter!

E as vacas na pastagem
Tinham da sua linhagem
Um vitelinho pequeno.
Enquanto na velha eira
Ia uma cobra rasteira
Pra injectar o veneno.

E o cão do pastor, ladrando
Ali sentado, esperando
Que lhe dessem osso bom
O gato Óscar miava
E todo ele se enrolava
No seu tão longo ronrom!

E o galo mariola
Todo ele em festarola
Ia galando as galinhas.
Não querem lá ver pois isto
Ave-Maria, santo Cristo
Deixou-as depenadinhas!

Bicharada dum castigo
Mas que afinal vos digo
Fazem falta sim senhor.
Seja bom, seja mau bicho
É certo que não são lixo
E devem ter…todo o amor!

"O Poeta Alentejano"- Renato Valadeiro
Copyright- All rights reserved

Sem comentários:

Enviar um comentário