•  EU QUERO

      Mamãe, mamãe
      mamãe, do meu coração
      não quero mais vido game
      nem assistir televisão
      essas coisas me contaminam
      e estragam a minha visão.

      Quero brincar de pula corda
      esconde, esconde soltar pipa
      com isso não se engorda
      correr saltar e gritar
      soltar pião e peteca
      esticar o estilingue 
      e trincar lindas bolitas.

      Na área as cinco Maria
      correr como avião
      cobra cega arapuca
      bola de meia e sabão
      pula saco, roda arco
      viver em um mundo bom.

      Cabo de vassoura cavalo
      amarelinho boneca e medico
      por ai esconde, esconde
      pegar alinha e marreco
      escorregador de barranco
      passar anel, boa noite
      corrupio e feijão queimado
      rodar antes que fosse.

      Antonio Montes 15/11/13
      há 20 horas · Editado · Curtir · 2
    • Celeste Seabra (Ler e ler… para crescer)

      A ti... Filho lindo!

      A ti que cresceste de semente de amor,
      dentro da minha barriguinha, 
      deixo-te um beijo fofo... 
      e um abraço apertadinho, que vai durar para sempre no meu coração, 
      a tua semente deixou uma flor, que se chama amor!
      Amor pelo meu filho, que me fez ver a vida com um largo sorriso
      a ti... dou tudo que é preciso
      pois tu meu amor, és o meu bem mais precioso!
      És o sol no meu acordar
      és o filho, do amor!
      A minha joia rara, que nasceu para me fazer brilhar
      és o meu raio solar.
      Amo-te filho querido... Obrigado por teres nascido!

      Celeste Seabra
      há 19 horas · Editado · Curtir · 3
    • Celeste Seabra (Ler e ler… para crescer)
      "para crianças que vão fazer a festa do pijama" 
      Eu e o meu Pijama!

      Vesti o meu pijaminha, não só porque vou dormir... 
      vesti-o porque é meu amigo!
      Passa horas comigo ... 
      Leva-me à terra dos sonhos, acompanha-me nas aventuras... 
      Deixa-me relaxadinho nas noites compridas de sono... 
      e nas as batalhas que temos juntos, eu sou rei sou super herói... 
      sou o Peter Pan em bico de pés... corro a terra dos sonhos de lés a lés!
      Viajo por África nas costas de um Elefante!
      Sou menino crescido, com sua armadura brilhante... 
      E nestes sonhos vencidos... contigo meu pijaminha!
      Vou dormir grandes soninhos, à noite na minha caminha!
      Fecho os olhos e sonho... juntos já mais seremos vencidos!
      E lentamente adormeço..
      Eu com o meu amigo Pijama... 
      nas cruzadas da minha cama!

      Celeste Seabra
      há 19 horas · Editado · Curtir · 2
    • Paulina Lima Rodrigues LER E LER PARA CRESCER

      Atenção Lipinho...
      Atenção Lipinha...

      Vocês sabiam que a leitura tem grande importância em nossas vidas?
      Ela trás muitos conhecimentos...
      Abre as janelinhas do nosso cérebro
      E passamos a ser crianças viajadas!

      Por isso precisamos ler e ler para poder crescer
      Quanto mais sedo tivermos, o prazer na leitura
      Mais serão felizes, como pessoas, como alunos, como leitores...
      E todos à nossa volta vãos perceber!

      Vocês Lipinho e Lipinha...
      Sabiam que quando lemos listas de supermercado, revistas, jornais, anúncios na internet, textos na escola, ou poesias...
      Estamos alimentado nossas idéias, sonhos...?
      Ler nos faz ter conceitos e nosso cérebro precisa ser bem nutrido, para não ficar de barriga vazia!

      Paulina Rodrigues

      15/11/2013
      há 19 horas · Curtir · 3
    • Jose Sepulveda ESTEJAM ATENTOS: Quem quiser pode optar por uma historinh cujo tema seja o incentivo à leitura Infantil
      há 19 horas · Curtir · 3
    • Enide Santos Ler e ler para crescer

      A pessoa mais doce que
      conheço não sabe ler.
      Já não é mais criança
      não tem mais como crescer.

      Me observa quando leio
      e os olhos, sempre marejam
      O seu sonho se alfabetizar
      porque outros mundos quer cruzar

      Ela fica deslumbrada
      com as histórias encantadas
      Fica muito comovida 
      com as estórias da bíblia

      Ah! Minha Vovô
      Como queria ensinar-te a ler
      E juntos na nossa mente 
      poderíamos crescer e crescer.

      Enide Santos 15/11/13
    • Teresa Teixeira Como uma bola de sabão que sai da tua mão de criança com sentido de vida percorremos caminhos de magia!Encontramos no teu querer a verdadeira essência de vida e levamos o teu ser ao encontro daquele livro de fantasia!Aquela esperança não perdida de reencontrarmos de novo a fantasia!Ler poesia!Ler histórias!!Ler meninos sofridos por tal vida!Ler..sempre ler...transforma-nos em doçura em revolução em sentido de união|!Nesta doce bola de sabão tudo está na tua mão!Criança possuis o futuro em cada grão!Teresa/Teixeira/Zinha
      há 18 horas · Editado · Curtir · 3
    • Maria Do Mar Ler e ler.. para escrever

      De repente
      Ao lembrar-me dos brinquedos queridos,
      Que ficaram esquecidos,
      Dentro do armário,
      Fiquei com uma saudade
      Com uma vontade
      De voltar ao tempo,
      De voltar ao passado,
      Nada parece acontecer,
      Nada acontece!
      E eu choro,
      Choro como um bebê, que fui.
      E a criança que quero voltar a ser..
      Não quero crescer !!

      Maria do Mar.
      há 18 horas · Curtir · 2
    • Paulina Lima Rodrigues Ler e ler para poder crescer (no Solar)

      Como é mágico ler um bom livro
      E viajar com os personagens da leitura
      Ficar a imaginar o que levou
      O escritor a escrever com tanta naturalidade e desenvoltura!

      Tudo é muito interessante na leitura, mesmo que todos tenham outra visão
      Isso não importa, o importante é continuar a ler, mais importante é ler e compreender a leitura com disposição!

      Quem ler e ler para crescer, tem que ler para poder compreender
      É bom não esquecer que, leitura sem compreensão é uma leitura fria, sem sabor...
      Leitura boa é a leitura feita com prazer!

      Todos podem melhorar sua leitura, buscando ajuda com papai, mamãe, vovô, vovó, irmãos mais velhos...
      Basta querer e desejar
      Pois muitas leituras de diferentes estilos e modos estão sendo escritas
      E preparadas pelo SOLAR DE POETAS!
      Tenham ótimas leituras...

      Paulina Rodrigues

      15/11/2013
      há 17 horas · Curtir · 2
    • Aurora Maria Martins LER E LER PARA CRESCER

      Olá....eu sou a Marina.
      Sou uma alegre menina, 
      um pouco traquina,
      Sou ainda pequenina.

      Gosto muito de brincar,
      De pular e de saltar,
      não gosto de brigar.
      e muito menos de lutar.

      tenho um grande amigo
      que brinca sempre comigo.
      Faz tudo aquilo que eu digo.
      E segue-me para onde eu sigo.´

      É meu animal de estimação.
      Meu doce e estimado cão.
      Só que ele não sabe ler....
      Mas consegue me entender.

      Minha mãe Sempre me diz,
      que para eu ser feliz,
      Tenho muito que aprender,
      E muito que ler e conhecer.

      Agora tenho outros amigos.
      que são os meus úteis livros.
      Aos poucos vou aprendendo
      O que neles está dizendo.

      E assim lendo vou crescendo
      e muita coisa aprendendo
      minha mãe tinha razão.
      e deu-me uma boa lição.

      Aurora M.F.C.Martins Afonso
      há 17 horas · Curtir · 3
    • Bernardina Pinto Ler e ler para Crescer

      Sou uma criança que adora ler
      Várias histórias para aprender
      Coisas da vida e boas para crescer
      Bons sentimentos e fantasias ter.

      A ler posso ser outra pessoa e fazer
      Boas ações para o mundo melhorar
      Vou sonhando com lindas coisas e ter
      Sabedoria para a vida poder adorar.

      Um livro é uma fonte única do saber
      Parece ter magia onde posso sonhar
      Ajuda-me a pensar, descobrir e crescer
      Vou aprendendo a viver e como amar.

      Bernardina Pinto 
      15/ 11/2013
      há 16 horas · Curtir · 4
    • Paulina Lima Rodrigues Ler e ler... Para crescer (obter Sabedoria)

      Lipinho e Lipinha...
      Brincam de amarelinha, de bola, de rouba bandeira, de cobra cega...
      Estudam, andam de bicicleta... Com seus pais eles viajam, pescam, vão visitar os parentes, vão ao cinema... Mas nem por isso, a leitura para eles deixa de ser importante.
      Porque eles foram estimulados à leitura, desde o ventre materno.
      Antes de dormirem seu pai ou sua mãe, liam para Lipinho e Lipinha, quando eram bem pequenos, sentados na cama!

      Lipinho e Lipinha...
      Já sabem que a leitura abre o leque, para ir de encontro com a mãe Sabedoria e o pai Conhecimento.
      Porque, crianças desde pequenas devem se aperfeiçoar, cada vez mais no mundo da leitura, de corpo e alma, carregar mesmo essa bandeira.
      Porque ler e ler: é uma arte.
      Arte do encontro com a Sabedoria e o Conhecimento!

      Paulina Rodrigues

      16/11/2013
      há 10 horas · Curtir · 2
    • Paulina Lima Rodrigues Ler e ler... Para crescer (Anna Day)

      Anna Day é uma garotinha
      Muito esperta e amável...
      Estudiosa, capricha em suas tarefas
      Têm dois cachorros, dois periquitos
      Anna Day ama os animais e não faz mal a nenhuma formiguinha, quanto mais a uma joaninha!

      Anna Day tem várias atividades que gosta
      Uma delas é fazer natação, ir à escola, ama desenhar, pintar, brincar, dançar, cantar...
      Mas tem uma coisa que ela acha fundamental
      Para sua vida, é o hábito de ler diariamente
      Anna Day já leu as estórias de: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Os três Porquinhos...
      Agora resolveu variar!

      Começou a ler as poesias da avó e, dá risadas
      Ler os contos e fica curiosa para saber como
      A avó escreveu tudo aquilo...
      Anna Day está encantada com a Bíblia ilustrada
      Que ganhou de sua avó, ela já leu as Histórias de Adão e Eva, Sansão e Golias, Daniel na cova dos leões, Jonas e a baleia, Nascimento de Jesus, Moisés nas águas do Rio Nilo...

      O conhecimento de Anna Day é tanto, que ela leva o seu livro preferido, várias vezes para a Escola tão querida...
      Todos os seus coleguinhas querem ler também.
      A professora Márcia, pediu que todos por gentileza sentassem e fizessem silêncio, que ela iria ler. Anna Day passou a sua Coletânea de 73 livros á professora, que leu para todos a História do Profeta Jonas e a baleia!
      Ler e ler... Para poder crescer
      É ampliar nossos conhecimentos...

      Paulina Rodrigues

      16/11/2013
      há 10 horas · Curtir · 2
    • Albertina Martins Lipinho artista

      O Lipinho gosta de musica
      toca e canta muito bem
      impressiona os amigos
      alegra a sua mãe

      é uma criança de talento
      todos gostam de o ouvir
      no palco é um espetáculo
      é lindo vê-lo sorrir

      tão grande é a emoção
      que o aplaudem de pé
      há-de ser um grande artista
      tenho nisso muita fé

      Albertina 16/11/2013
      há 5 horas · Curtir · 1
    • Jose Sepulveda ATÉ AUI JÁ TRANSITOU PARA A COLECTANEA. HOJE VAMOS BATER UM NOVO RECORD. A COLECTANEA ESTÁ A FICAR UM SONO. NAO PERCAS A OPORTUNIDADE DE TE VER NA MESMA
      há 3 horas · Editado · Curtir · 1
    • Mirian Menezes de Oliveira Pelo que tenho lido, acho que o Lipinho ficará muito feliz, Jose Sepulveda! Altas produções!
      há 4 horas · Curtir · 1
    • Antonio Montes LIPINHO
      -------------------
      ORDEM

      Menino, chegue ,venha cá!’
      já chegou a hora de estudar
      largue esses brinquedos ai
      que a vida esta avançar.

      Pegue o seu taco de pão 
      a caneta e o apagador 
      coloque dentro da sacola 
      que há sua hora chegou.

      Se foi tempo de brinquedo
      deixe logo de se enredar
      a vida tem lá seus segredos
      aonde se encontra o amar.

      Cate o livro e apontador
      lápis também sua régua
      caderno, vamos doutor!’
      se não a tempo te pega. 

      Antonio Montes 16/11/13
      há 3 horas · Editado · Curtir · 2
    • Shirley Cavalcante LOLA
      Autora: Shirley Cavalcante

      Amo a Lola
      Gata linda da mamãe,
      Alegria do meu dia,
      Da minha noite,
      Com ela 
      Brinco, 
      Me divirto.
      Ela me acorda,
      Nas horas que eu não quero,
      Mas, eu adoro.
      Fico preocupada,
      Se ela comigo não está,
      Vou ver 
      E logo a encontro a brincar,
      Em outras, se cansou de brincar
      E esta a descansar.
      Amo minha Gata linda
      Alegria do meu viver.
      Tristeza dos que eu não quero ir ver,
      Para a ti sempre acompanhar.
    • Ira Rodrigues Ler e ler para crescer.

      ERA UMA VEZ
      Um menininho chamado Lipinho, vivia tão tristinho queria ler e ler, mas ninguém o ajudava e um dia Lipinho encontra uma amiguinha que vivia toda animada, tudo que encontrava lia e depois escrevia, ao ver o amiguinho assim ele foi logo dizendo:
      - Bom dia amiguinho! Eu sou a Aninha gosto muito de ler, a mamãe sempre diz que ler e ler faz a gente crescer e muito aprender.
      - Eu sou o Lipinho... Sabe tenho um bloguinhos tem muitas poesias, mas queria mais e mais e quando não colocam eu fico triste.
      - Não fique triste agora somos amiguinhos e juntos vamos convidar todos para deixar o bloguinho sempre sorridente..
      - ÔBA! – podemos brincar de ler
      E juntos vamos aprender
      Já sei todas as letras
      E frases eu sei fazer...
      -Agora deixa de prosa
      Vamos lá correndo no solar
      E chamar outros amiguinhos
      Para alegrar nosso bloguinho...
      E assim Lipinho ficou contente, encontrou outros amigos que adoram ler bons livros e cada um vai deixando as mais belas poesias sem esquecer-se de dizer que ler e ler faz a gente crescer e assim o nosso Sonhar Criança só tem que agradecer....

      Irá Rodrigues
    • Ira Rodrigues falta pouco vamos lá.... 
    • Antonio Montes LIPINHO
      ------------------

      QUERO COLO

      Mamãe eu quero colo
      algo que você deveria me dar
      a empregada é enrolo
      enquanto você vai trabalhar.

      Mamãe, colo para teste
      amor e um pouco de carinho
      sempre me deixa na creche
      nesse meu viver sozinho.

      Você é a casa da fantasia
      aonde espelho a minha confiança
      meu coração bate por sua alegria
      e toda sua minha esperança.

      Odeio esse tempo avançado
      aonde minha mãe nunca me cuida
      e eu fico entrelaçado
      precisando sempre de ajuda.

      Antonio Montes 16/11/13
    • Paulina Lima Rodrigues Ler e ler... Para crescer (faz diferença)

      Para quem não sabe, ler e interpretar são um Dom.
      Dom tem que ser praticado, partilhado então, faz muita diferença.
      Pode ter certeza o resultado é maravilhoso!
      Lipinho e Lipinha: A leitura nos ajuda a caminhar firmes na vida.
      Aumentando assim, nossa beleza interior e no solo de nossas mentes, crescerá um lindo jardim majestoso!

      Nossa mente registra e filtra tudo que lemos e vemos.
      A leitura revigora os nossos sentimentos, nosso olhar para ver a beleza da natureza.
      Que ela não fique esquecida, nem perdida somos nós que temos que cuidar dela.
      Embaixo das árvores no quintal do Lipinho e da Lipinha, eles brincam de pega-pega, de esconde-esconde...
      Com alegria deitam em suas redes para descansar, pegam seus amigos livros e começam a fazer sua leitura com prazer. Ouvindo os cantos da passarada!
      Porque Ler e ler... Não nos atrapalha em nada...

      Paulina Rodrigues

      16/11/2013
    • Emília Maria Pedrinho descobre o prazer da leitura
      Pedrinho era um menino feliz. Como todas as crianças gostava de correr pelos campos, trepar nas árvores, meter os pés nos ribeiros e chapinhar na chuva.
      Era doce , sonhador e traquina.

      Na quinta da avó Maria passava dias entre o pomar e os galinheiros. 
      Quando a avó o chamava para fazer os trabalhos da escola, ele obedecia, mas num instante estava pronto a retomar a brincadeira.
      E a leitura? tens de ler o texto Pedrinho, advertia dona Maria com ansiedade. O neto detestava ler e isso deixava-a entristecida, pois sabia que através da leitura se adquiriam conhecimentos para a vida.
      Ela não estudara. Os tempos eram outros, mas aprendera a juntar as letras e com esforço e dedicação aprendera a ler.
      E os tempos livres passava-os na biblioteca. Sim, tinha uma pequena biblioteca.
      Pedrinho rolava os olhos e respondia que o texto não tinha bonecos, ou seja ilustração.
      Sentava-se com o livro aberto na cozinha com cheiro a maçã.
      E lia com a avó.
      Esta falava-lhe sobre a ilha que o texto referia e sobre os indíos ali presentes. A avó falava com um entusiasmo que o neto não entendia.
      Dia após dia as brincadeiras de bicicleta, a caça aos grilos e os programas na televisão faziam as delícias do pequeno.
      Uma noite a doce e paciente avó chamou o neto ao seu quarto e convidou-o à leitura. Pedrinho reclamou. Afinal estava a preparar-se para ver a serie na Tv. A avó perguntou se a seguir ao programa estava disposto a ler. Prometeu que sim e correu para a sala juntando-se ao avô no sofá.
      Os olhos saltitavam de excitação com seu herói.
      Depois quando terminou foi ao quarto da avó.
      Sentou-se esfregando os olhos sonolentos.
      A senhora leu-lhe uma bela história.
      E pedrinho ouvia.
      E fez uma pergunta: - Avó e esse rei era mesmo mau? assim mesmo? ...é só histórinha não é? -
      A avó ficou perplexa, pois nunca seu menino formulara uma pergunta sobre algo lido.
      Sentiu um laivo de contentamento e disse:- Querido este rei existiu . Reinou no nosso País há muitos, muitos anos atrás. Foi um rei mau, mas outros existiram e com melhor coração.
      Pedrinho fez mais perguntas. Ficara indignado com tamanha maldade.
      E de noite sonhou com reinos, reis , rainhas, castelos e conquistas.
      Ficou curioso sobre o assunto.
      Um dia dona Maria ficou pasmada ao ver o neto empoleirado num escadote na biblioteca.
      Estava à procura de livros de reis. Queria saber afirmava com voz dura e convicta, porque eram os reis assim. Embora a avó lhe tenha garantido que houvera reis bons, ele duvidava. Queria ver, sim, iria ler a ver quem eram esses reis e se tinham sido castigados. Ou os reis ficavam impunes?
      franziu os olhos.
      E passou uma tarde de volta dum livro.
      Foi o começo do amor aos livros.
      Apesar de ser louco pelos prazeres da quinta e das brincadeiras ao ar livre, de vez em quando era apanhado debaixo dum pessegueiro com um livro aberto.
      Emíla Maria
    • Ira Rodrigues Ler para aprender...e crescer.

      Quando eu era pequenina
      ...Ver mais
    • Bernardina Pinto Ler e ler para crescer…

      É muito bom incutir o gosto de ler
      ...Ver mais
    • Ira Rodrigues